Alexandre Aleluia (A Tarde): Partido ou seita? – José Carlos Aleluia

Alexandre Aleluia (A Tarde): Partido ou seita?

lula-nosso-deus

O ex-ministro e ex-melhor amigo do ex-presidente Lula, Antonio Palocci, fez a pergunta fundamental e que mais rapidamente merece uma resposta: o PT é um partido ou uma seita? Diante de tantos fanáticos a defender o petista condenado a nove anos e seis meses na Lava Jato, a conclusão a que se pode chegar é somente uma: sim, é uma seita.

O materialismo petista precisava de um ídolo, um deus falso: elegeram Lula, a “alma mais honesta do país”. Para isto o ex-metalúrgico foi descrito numa hagiografia, sendo assim elevado a ente sagrado, imaculado, imune a quaisquer questionamentos. Toda uma narrativa messiânica criou-se em volta: o filho da analfabeta que, saindo do Nordeste em pau de arara, lutou pelos pobres até tornar-se presidente da República.

Quem bem descreveu esse fenômeno foi o filósofo romeno Vladimir Tismaneanu, segundo quem o comunismo é o inimigo interior do homem; tal destruição da personalidade torna factível o construção do mito político, da religião secular que tudo explicaria.

Antônio Palocci, porém, deixou de crer nesse mito. Ele viveu, por assim dizer, a sua íntima “Revolta de Kronstadt”, fato ocorrido na década de 1920 na então União Soviética quando marinheiros, decepcionados com o rumo do governo bolchevique, insurgiram-se contra Lênin. O “abrir os olhos” rendeu-lhes a morte, mas aos petistas atuais, como sugeriu Palocci, pode indicar um acordo de leniência do partido.

Mas é difícil ter esta iluminação vivida por Palocci. Esse discurso não encantou somente aos pobres, mas aos “inteligentinhos”, contumazes em defender e elogiar a falta de cultura do ex-presidente que tinha preguiça de ler com a mesma desfaçatez com que justificavam os milhões de mortes pelo comunismo.

Lula deve ir para a prisão, porém muitas consciências preferiram ficar presas à farsa. Palocci tentou fazer uma pergunta retórica despretensiosa e acabou por fazer a pergunta primordial sobre a necessária análise que todo petista deveria fazer. Sim, repito, o PT é uma seita.

 

Por Aleluia Aleluia, vereador de Salvador e líder do Democratas na Câmara Municipal

Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde do dia 09/10/17