“Governadores de esquerda publicaram carta sem nem conhecer projeto da Eletrobras” – José Carlos Aleluia

“Governadores de esquerda publicaram carta sem nem conhecer projeto da Eletrobras”

Os governadores que assinaram uma carta aberta com críticas ao projeto de Restruturação da Eletrobras (PL 9463/18) nunca participaram de nenhum debate sobre o tema.

A acusação é do deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), relator da matéria na Câmara e autor do texto substitutivo que inclui uma série de benefícios aos estados do Nordeste e Minas Gerais. Em seu parecer, Aleluia incluiu a criação de uma fundação privada que vai receber aportes mínimos de R$ 15 bilhões em 30 anos para revitalizar o Rio São Francisco, a cessão de 220MW médio para o Projeto de Integração do São Francisco (canais de transposição), além de outras medidas.

“Não posso levar a sério uma carta de autoridades que nunca se interessaram em debater o projeto. Isso nem é política, é politicagem. Se a coisa fosse séria teriam convidado a mim e ao presidente da Comissão que também é nordestino. Estou há meses tratando do tema com todos que me convidam. É a velha tese da oposição do ‘quanto pior, melhor’. A vanguarda do atraso”, criticou o deputado.

Aleluia ressalta que a carta assinada por quatro governadores do PT (Bahia, Minas Gerais, Ceará e Piauí); dois do PSB (Pernambuco e Paraíba); e um do PSD (Rio Grande do Norte) demonstra total desconhecimento do texto substitutivo atual.

“Os governadores demonstram agir em favor de partido, e não do Nordeste. Em nenhum momento tratam do que apresentamos para resolver dois problemas capitais da região: a revitalização do principal rio de integração nacional e o custeio da operação dos canais de Transposição, que até hoje não tinham orçamento próprio”, lamentou Aleluia.

O deputado se colocou mais uma vez à disposição dos governadores para tratar do tema e debater sobre as melhorias que o seu texto substitutivo apresenta para a região.