Dizem que o samba é o gênero musical genuinamente brasileiro. Tocando em bares, morros, casas de shows e até em restaurantes refinados, o samba se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos. Entretanto, o que pouca gente sabe, é que até o samba virar paixão nacional e um dos ritmos mais tocados em todo mundo, ele sofreu diversas represálias.

Há algumas décadas, motar roda de sambas era ilegal e proibido em várias cidades brasileiras. Autoridades e políticos viam o samba como um estilo de música de pessoas transgressoras, inimigo do bem-estar social, e inibiam sua prática como podiam, prendendo os integrantes da banda e destruindo seus instrumentos musicais.

Essa repressão durou alguns bons anos e quem gostava de samba precisava procurar as rodas de sambas mais famosas da cidade, além de arriscar ser preso a qualquer momento por estar apreciando uma simples manifestação cultural. Com isso, é muito comum escutar histórias de compositores mais velhos que sofreram sempre  esse tipo de preconceito.

Agora, o samba é um dos gêneros musicais mais tocados de todos os tempos e uma verdadeira febre em qualquer país que tenha brasileiros ou não. Deixou de ser um ritmo local para se tornar um gênero mundial e conquistar o coração de todos que amam a música. Você gosta de samba e quer montar seu primeiro grupo? Chegou ao lugar certo.

Pandeiro

Instrumento base em qualquer roda de samba, o pandeiro é o responsável por ditar o ritmo da banda. Segurado em uma das mãos e com a outra o responsável pelo pandeiro deve bater na superfície do instrumento, fazendo um barulho seco e seco que dá ritmo para qualquer roda de samba e coloca todo mundo que está em volta para sambar até o dia clarear.

Cavaquinho

Um violão pequeno, é o cavaquinho que faz um som único e original, típico de rodas de sambas. Isso porque seu formato e tamanho permitem uma velocidade de toque muito maior que os clássicos violões e fazem uma verdadeira revolução musical em qualquer lugar que chegam. Quem toca o cavaquinho é, quase sempre, o responsável pela voz e por ditar a lista de músicas que serão tocadas pelo grupo de samba.

Repique

Parte importante da percussão de qualquer banda de samba, o repique é um instrumento musical também muito utilizado em desfiles de escolas de samba. Pendurados por uma haste, esse tambor metal e superfície de plástico consegue uma sonoridade única que faz o chão tremer e deixa todo ambiente repleto de energia contagiante que só o samba consegue fazer.

Cuíca

Muito parecido com o repique, a cuíca é um tambor com um haste de plástico, porém, vazado em baixo e com um haste até a superfície. Essa haste é feita de uma madeira especial que uma vez em contato com alguma superfície molhada faz um som agudo e estridente. Esse é um instrumento clássico e é tocado apenas por profissionais que entendem do assunto. Pode ser que uma roda de samba não tenha uma cuíca por conta da dificuldade, mas uma roda de samba com cuíca é a verdadeira roda de samba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui